NIC.br

Ir para o conteúdo
05 DEZ 2006

América Latina e Caribe assinam acordo com a ICANN






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Forum PCs
Data: 05/12/2006
Assunto: ICANN São Paulo

Parceria permite que associações na região tenham um representante perante a entidade internacional

Durante a 27ª reunião da ICANN, que está sendo promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de 2 a 8 de dezembro, em São Paulo, foi assinado um acordo com o Fórum Regional de Usuários de Internet da América Latina e Caribe (LACRALO - Latin American and Caribbean Regional At-Large Organization), que tornou-se assim a primeira entidade regional de usuários Internet reconhecida pela ICANN.

Pelo acordo, que beneficia todas as pessoas que usam a rede na região, o LACRALO, formado atualmente por um grupo de 22 associações de usuários de Internet, passa a contar com dois representantes no Comitê Consultivo de Usuários (ALAC, da sigla em inglês, At Large Advisory Committee), que terão como missão cuidar dos interesses destes países perante o board da ICANN. Este é o primeiro acordo do tipo na ICANN.

"Este é um bom dia para a Internet, na América Latina e Caribe. Estes diversos grupos doaram seu tempo e paixão para alcançar um consenso histórico. Esta é a primeira região a realizar um fórum regional para aumentar a cooperação do usuário e contribuir para o desenvolvimento das políticas de ação da ICANN. Tanto este grupo quanto a América Latina e Caribe, podem se orgulhar de sua liderança e comprometimento com os interesses dos usuários da Internet", comentou Paul Twomey, presidente e CEO da ICANN.

Com a parceria, os latino-americanos e caribenhos lideram o mundo em termos da representatividade e democracia. Segundo Twomey, outras regiões geográficas estão trabalhando para desenvolver seus próprios grupos.

Já Vint Cerf, presidente da ICANN, afirma que acordos como este asseguram que os usuários continuem sendo formadores de opinião no desenvolvimento atual da Internet. "Estas são notícias maravilhosas para os usuários na América Latina e Caribe. Não é nenhuma surpresa para mim que a América Latina ofereça democracia considerando o nível de desenvolvimento regional e os interesses em relação aos assuntos de Internet".

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( http://www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( http://www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - http://www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - http://www.cert.br) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - http://www.ptt.br). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( http://www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no País.

Sobre a ICANN

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto de códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz. A ICANN se dedica também a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, a obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e a desenvolver políticas adequadas à sua missão, por intermédio de processos representativos e com decisões baseadas em consenso.