NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Algumas impressões sobre o IGF






Veículo: Convergência Digital
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

Animado O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, está animado com o anúncio oficial do PAC de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerá no próximo dia 20. Disse que o setor de TI não terá do que se queixar, porque as medidas que o governo irá anunciar atenderão as empresas que desejam inovar, capacitar mão-de-obra e crescer no mercado brasileiro, mas de olho nas oportunidades que surgirem no mercado externo. Perguntei se o PAC conflitaria com a Estratégia Nacional de TICs que vem sendo articulada pela ABDI. Disse que esta é complementar ao PAC a ser lançado pelo MCT, mas ressaltou que a ABDI é parceira na montagem do novo programa.

Gente boa Quem vê as fotos do ministro para Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger em jornais e revistas, o considera como uma pessoa carrancuda e muito carente de bom humor. Na verdade não. É o jeitão dele mesmo. Mangabeira demonstrou uma enorme paciência com as inúmeras entrevistas que teve de conceder e respondeu a todas as perguntas sem fazer cera.

Roubou a cena Diria que em termos de importância, de conteúdo político no IGF, nesta segunda-feira, o prêmio foi para o ministro Mangabeira Unger. Ele largou os salamaleques diplomáticos costumeiros em eventos que envolvem as Nações Unidas e partiu para a pancada. Defendeu logo na abertura do Fórum um novo modelo mundial de governança da Internet em lugar do ICANN, sempre batendo na tese que a rede não pode continuar sendo gerida por uma única potência. Se Bush lhe ouvisse ministro Mangabeira, o senhor acabaria visitando Guantánamo.

Temporalidade x titularidade Mangabeira Unger quer centralizar as discussões sobre a formação de uma rede nacional de banda larga em sua pasta. Mas será difícil, com tanta gente querendo ser o "pai da inclusão digital" no Brasil. Problemas para um ministro que tem de pensar num Brasil a longo prazo, enquanto a maioria só quer saber de 2008, ou no máximo 2010.

É hoje!!! Hélio Costa desembarca no IGF às 11hs para falar sobre governança da Internet.

Começou de bom humor Sha Zukang, Sub-Secretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, apareceu de repente na coletiva de imprensa desta segunda-feira, durante a abertura do Fórum de Governança da Internet. Explicou que estava ali numa espécie de "ataque surpresa", provocando risos na platéia.

Terminou de mau humor Ataque surpresa mesmo, quem sofreu foi Sha Zukang. Os jornalistas insistiram em assuntos pouco confortáveis para o Sub-secretário das Nações Unidas como, por exemplo, se o IGF deveria debater temas como, a censura que a China vem impondo na Internet. Usou de malabarismo diplomático para escapar de respostas comprometedoras.

Todas as raças São raras as oportunidades que tenho de estar presente num evento com tanta diversidade de povos. É muito legal ver como somos tão diferentes em aparências, mas tão parecidos em ideais. Pena que o mundo não seja sempre assim.

*Viu? Capital Digital também é Filosofia. Barata, claro, mas é "di grátis"...

**Em breve lançaremos mais duas seções: "Eu odeio meu PC" e "Grite com Hugo Chaves".