NIC.br

Ir para o conteúdo
05 JUN 2008

Abertura oficial de escritório da W3C no Brasil marca semana CONIP






SEM Brasil - 05/06/2008 - [ gif ]
Autora: Tatiana Aoki
Assunto: Seminário W3C

W3C anuncia ainda criação de grupo de pesquisa para tecnologias móveis

O grupo W3C (World Wide Web Consortium), que visa a padronização de tecnologias para internet, lança oficialmente seu escritório no Brasil durante o 14° Congresso de Inovação na Gestão Pública (CONIP), que acontece em São Paulo, entre os dias 2 a 5 de junho. A palestra de apresentação do W3C contou com a presença de diversos convidados para discutir questões como "Internet & Web: passado, presente e futuro".

Melhorias nos padrões da Web para o Brasil

O gerente do W3C Escritório Brasil, Vagner Diniz, considera que a vinda de um escritório da W3C ao país será importante, sobretudo para o desenvolvimento da consciência em torno da necessidade de se estabelecer e discutir os padrões da Web. "Um dos objetivos principais é estimular o mercado brasileiro a adotar padrões internacionais e abertos no desenvolvimento de aplicações voltadas para a Internet". Ele também lembra que, com a abertura do escritório, vários conteúdos do W3C serão traduzidos para o português, ampliando o acesso dos internautas.

Seguir padrões é otimizar sites

Vagner Diniz diz que seguir os padrões estabelecidos pelo W3C ajuda na otimização de sites nos mecanismos de busca. "Quem segue os padrões do W3C tem seu site otimizado, porque o Google e algumas ferramentas de pesquisa seguem as mesmas orientações. Vale destacar que, o desenvolvedor de Web que segue as orientações do W3C, consegue fazer com que sua página de Internet seja vista por uma quantidade maior de pessoas. Isso ocorre pelo fato de que os sites não terão problemas de apresentação, restrição de browser e de acessibilidade, por exemplo", argumenta Diniz.

Para colocar essas questões em pauta, o W3C anuncia a criação do Grupo de Interesse Web Móvel para o Desenvolvimento (MW4D), cujo objetivo é pesquisar questões relacionadas às dificuldades de acesso às tecnologias da informação e da comunicação.

Desafios ao comitê gestor

O Líder da Atividade eGoverno da W3C/CTIC, Jose Manoel Alonso, afirma que um dos principais problemas da Web atual é a falta de organização dos dados da rede, pois a integração deles ainda não é suficiente. A acessibilidade é outro desafio que o W3C encontra pela frente. "Os usuários normalmente ficam satisfeitos com que encontram em um search engine, como o Google, por exemplo. Só que, se o cidadão não encontra o que procura em uma search engine, nunca saberá da existência de portais importantes para exercitar seus direitos. E esses portais devem ter em mente que isso de fato ocorre, ou seja, que muitas pessoas nem sabem da existência dessas páginas na rede", pondera Alonso.

Próximos passos

Vagner Diniz explica que serão criados Grupos de Trabalho (GTs) em torno de algumas áreas na qual o Brasil tem alto potencial, principalmente a tecnologia mobile - só no Brasil, existem 120 milhões de celulares em uso. Outras áreas de destaque são a Televisão Digital, Governo Eletrônico e Acessibilidade.

A sede do W3C Brasil ficará dentro das instalações do NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, em São Paulo.