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04 AGO 2017

52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic


G1 - 03/08/2017 - [gif]


Autor: Clara Campoli
Assunto: TIC Educação 2016

De 2015 para 2016, número de professores que usam a internet do celular em atividades com os alunos cresceu em 10%.

O celular, antes tão mal visto no ambiente escolar, vai ocupando cada vez mais espaço na sala de aula: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos. É o que aponta a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), divulgado nesta quinta-feira (3).

O estudo mostra dados sobre utilização da internet e de celulares em sala de aula, em escolas públicas e particulares em áreas urbanas de todo o país. Foram coletados dados de 1.106 escolas, em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio. Participaram das entrevistas 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de diversas disciplinas e 11.069 estudantes. A pesquisa aconteceu entre agosto e dezembro de 2016.

A popularização dos aparelhos pode ter relação com essa nova realidade. Dos estudantes que têm acesso à internet, 77% usam a rede por meio do celular. O segundo aparelho mais utilizado, o computador de mesa, tem apenas 9% de participação nesta estatística. O acesso dos professores à tecnologia aumentou ao longo dos anos: em 2011, apenas 15% deles possuíam um smartphone. Em 2016, o número atingiu os 91%.

Professores que usam a internet pelo celular
Porcentagem sobre o total de professores que possuem smartphones
Porcentagem9191858566663838242415152016201520142013201220110102030405060708090100
Fonte: CGI.Br/NIC.br/Cetic.br/TIC Educação 2016
Principais equipamentos usados por alunos para acessar a internet
Porcentagem sobre o total de estudantes participantes da pesquisa
Porcentagem11225566997777TelevisãoVideogameTabletComputador portátilComputador de mesaCelular0102030405060708090
Fonte: CGI.br/NIC.br/Cetic.br/TIC Educação 2016

Os maiores usuários de smartphones, entre os alunos que usam a internet, são os adolescentes: do total de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 33% dizem usar os aparelhos na escola, contra 49% dos alunos do 2° ano do ensino médio. Entre as crianças, a utilização é menor: apenas 7% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental usam a tecnologia na escola.

Estes números quase se invertem quando se trata do uso do smartphone por parte dos professores em atividades escolares. Em 2016, 61% dos professores declararam que utilizam a tecnologia para lecionar nas turmas de 5º ano, contra 42% e 41% dos docentes de 8º e 2º ano, respectivamente. A utilização é maior nas escolas particulares que nas públicas: são 61% de usuários contra 46%.

Professores que usam a internet do celular em atividades com alunos
Porcentagem sobre total de professores que declaram usar a internet
Porcentagem39394949353561613838424242424141Total/2015Total/20165º ano/20155º ano/20169º ano/20159º ano/20162º ano/20152º ano/2016020406080
Fonte: CGI.br/NIC.br/Cetic.br/TIC Educação 2016

Em 2015, 87% das escolas declararam ter acesso à rede sem fio. O número aumentou para 92% no ano seguinte. No entanto, nos dois períodos, apenas 10% delas declararam ter uso livre para todos. No último ano, 21% das instituições informaram que o uso é restrito, com senha disponível para os alunos, enquanto 61% não liberam o acesso para os estudantes.

Acesso

As escolas públicas e particulares apresentam números altos de máquinas disponíveis em sala de aula: 98% e 96% têm computadores de mesa, enquanto 86% e 92% também contam com computadores portáteis, respectivamente. A internet está disponível na maioria das escolas urbanas: 98% das instituições particulares e 95% das públicas declararam possuir o serviço.

Os tradicionais laboratórios de informática são bastante utilizados em escolas particulares, embora estejam em desuso. Do total de instituições que responderam à pesquisa, 47% tem as salas de aula para a atividade, e 46% as utilizam. Na rede pública, o número de laboratórios não aproveitados é bem maior: 81% das escolas possuem o ambiente, mas apenas 59% o usam.

"Embora os laboratórios estejam bastante presentes nas escolas públicas, o uso é baixo. Nas particulares, esse espaço se desloca para a sala de aula, biblioteca... isso mostra um avanço das particulares nesse aspecto", comentou, em coletiva de imprensa, o gerente do Cetic, Alexandre Barbosa.

Presença e uso do laboratório de informática
Porcentagem sobre o total de escolas localizadas em áreas urbanas
Porcentagem838361618181595958584747Pública/2015Pública/2016Particular/2015Particular/2016020406080100
Fonte: CGI.br/NIC.br/Cetic.br/TIC Educação 2016
"Essa diferença entre o uso do laboratório em públicas e em privadas traz indícios de novas práticas pedagógicas, mas também de uma apropriação da cultura digital nas salas de aula. Estamos saindo de uma educação expositiva para uma educação compartilhada." Leila Iannone, coordenadora da pesquisa

Avaliação

A pesquisa do Cetic buscou conhecer a percepção dos professores sobre o uso das tecnologias nas escolas. A perspectiva dos profissionais é, em sua maioria, bastante positiva. Segundo o estudo, 67% agora têm contato com professores e especialistas de outras escolas, 77% passaram a se comunicar com os estudantes com maior facilidade e 94% garantem que agora têm acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade.

Algumas necessidades de mudança foram observadas na pesquisa. Questionados sobre, diretores e coordenadores pedagógicos das redes pública e privada divergiram sobre o que é prioridade. Para os diretores de escolas públicas, o mais importante é aumentar o número de computadores por aluno. Os colegas da rede privada, no entanto, vêem como prioridade o desenvolvimento de práticas de ensino que envolvam uso de computador e internet.

Consultados, os coordenadores pedagógicos da rede também divergem entre si. Na rede pública, as atenções se dividem entre as duas categorias citadas. Os funcionários da rede privada, no entanto, concordam com os diretores de suas escolas e vêem o desenvolvimento de novas práticas de ensino como a maior prioridade no momento.

Percepção sobre ações prioritárias para a integração das tecnologias na escola
Diretores da rede pública
Aumentar o número de computadores por aluno: 32Desenvolver novas práticas de ensino que envolvam o uso de computador e internet: 17Melhorar as habilidades e competências tecnológicas dos professores no uso das tecnologias: 19Aumentar a velocidade de acesso à internet: 13Aumentar o número de computadores conectados à internet: 13Melhorar as habilidades e competências técnicas dos alunos no uso das tecnologias: 3
Fonte: CGI.br/NIC.br/Cetic.br/TIC Educação 2016
Percepção sobre ações prioritárias para a integração das tecnologias na escola
Diretores da rede privada