NIC.br

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
CGI.br

Imprensa NIC.br

Ir para o conteúdo

Releases

São Paulo, 22 de julho de 2009

Aumenta o tráfego IPv6 no PTTMetro - SP

Versão .pdf

Serviços do Google via IPv6 já estão disponíveis às redes participantes do projeto PTTMetro em São Paulo

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Google anunciam o início da troca de tráfego IPv6 nativo para os participantes do projeto PTTMetro (http://ptt.br/). A partir de agora, as redes participantes do Ponto de Troca de Tráfego Metropolitano (PTTMetro) de São Paulo poderão utilizar-se localmente dos serviços do Google usando a versão 6 do IP (Protocolo Internet).

Em março de 2008, o Google tornou disponível seu serviço de busca em um sítio acessível exclusivamente via IPv6: http://ipv6.google.com. Desde janeiro de 2009, redes com conectividade IPv6 nativa podem, após solicitação prévia ao Google (http://www.google.com/ipv6/), ter acesso a alguns de seus serviços através desse protocolo. Agora, a conexão local do Google ao PTTMetro São Paulo via IPv6, torna viável às redes brasileiras fazerem o acesso direto, garantindo a qualidade no trânsito das informações.

Em outras palavras, a partir de agora, redes com suporte a IPv6 que estiverem conectadas ao PTTMetro de São Paulo poderão permitir que seus usuários utilizem localmente e com eficiência a maioria dos serviços do Google, via IPv6, de forma transparente, simplesmente acessando endereços como www.google.com.br, na forma que sempre fizeram.

Na rede do NIC.br, o acesso ao Google via IPv6 já está ativado. De acordo com Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google, "essa é a primeira conexão IPv6 da empresa na América Latina e sinaliza a preocupação da empresa com a adoção em escala do novo protocolo".

Projeções recentes dão conta de que o esgotamento de números IP na versão atual para os usuários ocorrerá em algum momento entre 2011 e 2013. Para Antonio Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br: “A adoção do IPv6 por grandes corporações, como o Google, demonstra claramente que este é um momento crítico e que mudanças precisam ser feitas para que a Internet continue a crescer livremente”.

Cursos IPv6
Em continuidade aos trabalhos de disseminação de informações e fomento à adoção do IPv6 no Brasil, o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) tem duas novas iniciativas que auxiliarão na formação de profissionais capacitados a implantar o novo protocolo nas redes:

O "Curso de Introdução ao IPv6", em formato e-learning, está disponível gratuitamente desde junho em http://www.ipv6.br/curso. Ele permite que usuários comuns entendam as dificuldades decorrentes do esgotamento dos números IP e a necessidade de implantação do IPv6 na Internet, trazendo ainda detalhes técnicos para profissionais da área e usuários avançados.

A conclusão do curso on-line é um dos pré-requisitos para a participação no "Curso IPv6 básico", presencial. O curso será ministrado mensalmente, a partir de julho, na sede do NIC.br. Com duração de 24 horas/aula, distribuídas em quatro dias. É um curso essencialmente prático, com cerca de 16h de laboratórios, voltado a profissionais das operadoras de Telecomunicações e dos provedores Internet brasileiros. Os interessados em participar do curso deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.ipv6.br/basico.

"Introdução ao IPv6"
Disponível em http://www.ipv6.br/curso
Gratuito

"IPv6 básico"
Informações disponíveis em http://www.ipv6.br/basico Custo: o valor do curso é de R$ 3.000,00, porém o CGI.br e o NIC.br subsidiarão, por tempo limitado, 100% do investimento. Ou seja, o curso, por hora, é gratuito. Local: Sede do NIC.br – São Paulo

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio -- Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações -- CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação -- CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Google
O Google foi fundado por LarryPage e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br e www.agenciaideal.com.br.

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br

Assessoria de comunicação – Google Brasil
Felix Ximenes
Diretor de comunicação

Informações para a imprensa: 
Agência Ideal – www.agenciaideal.com.br
Ana Carolina Fullen – carol.fullen@agenciaideal.com.br
Márcio Razuk – marcio.razuk@agenciaideal.com.br

Eduardo Vieira – eduvieira@agenciaideal.com.br
Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.com.br