NIC.br

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
CGI.br

Imprensa NIC.br

Ir para o conteúdo

Clipping

Incidentes de segurança virtual crescem três vezes em um ano no Brasil

Folha.com - 31/01/2012 - [ gif ]
Assunto: Estatísticas CERT.br

As notificações de incidentes de segurança virtual cresceram quase três vezes em um ano, conforme dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

Segundo o centro, o número total de notificações recebidas em 2011 foi de 399.515. Dessas, as notificações de tentativas de fraude totalizaram 40.381 incidentes, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2010.

Divulgação

Os cavalos de troia, geralmente utilizados para furtar informações e credenciais, cresceram apenas 1,5% em comparação com o ano passado.

O salto mesmo ficou por conta das páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (prática conhecida como phishing), que em 2011 cresceram 62% em relação a 2010.

O centro de estudos também notou, em 2011, o aumento de 78% nas notificações de ataques a servidores em comparação com 2010, totalizando 15.491 notificações. Nesses ataques, criminosos exploram falhas na segurança que possam hospedar secretamente software malicioso e páginas falsas.