NIC.br

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
CGI.br

Imprensa NIC.br

Ir para o conteúdo

Arquivo do Clipping 2005

Veículo:WNews
Data: 31/05/2005
Assunto: CGI.br

CGI anuncia mudanças

São Paulo, 31 de maio de 2005 - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) comemorou hoje seus dez anos de existência e anunciou, em coletiva, a criação de seu braço executivo, denominado Núcleo de Informação e Coordenação do domínio .br (NIC.br). Ele será responsável pela distribuição de endereços Internet Protocol (IP), além de atender aos requisitos de segurança e emergência na Internet brasileira, em cooperação com as entidades e os órgãos responsáveis.

Dentre as funções designadas pelo NIC.br, estão a colocação em prática dos padrões e procedimentos técnicos definidos pelo CGI para a Web no Brasil. Os 21 mebros do comitês farão parte da assembléia do NIC.br, que é considerada uma entidade civil e sem fins lucrativos.

"O CGI.br é um dos poucos comitês do segmento em todo o mundo a reunir em seu staff, membros da sociedade civil, do governo, do empresariado e do setor acadêmico. Isso só é possível em uma sociedade democrática como a brasileira", declarou Marcelo de Carvalho Lopes, coordenador do CGI.br.

Em relação à criação do NIC.br, Carlos Alberto Afonso, conselheiro-titular do comitê, espera que "a partir desse momento, o CGI.br passe a ter uma postura mais pró-ativa na governança da Internet no País".

Ainda em relação ao NIC.br, a gestão de recursos do Comitê, que até então era feita pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será administrada em conjunto com o novo órgão. Os valores desses recursos estão estimados em mais de R$ 100 milhões. Porém, as normas criadas pela Fapesp para o uso das verbas serão mantidas.