NIC.br

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
CGI.br

Imprensa NIC.br

Ir para o conteúdo

Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Gazeta Mercantil
Data: 01/06/2005
Assunto: CGI.br

Núcleo do Comitê Gestor distribui ".br"

São Paulo, 1 de Junho de 2005 - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) anunciou ontem a criação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade sem fins lucrativos que será responsável pela distribuição de endereços na internet (IP-Internet Protocol), registro e manutenção dos nomes de domínios. Os vinte e um membros do CGI farão parte da assembléia que indicará o conselho de administração do novo órgão, composto de três representantes do governo e quatro da sociedade civil. O conselho escolherá a diretoria no núcleo. "A entidade será o braço executivo do Comitê Gestor", afirmou o coordenador do CGI, Harmut Richard Glaser.

R$ 100 milhões a liberar

Até então, o registro de domínios e distribuição de IPs sempre foram atividades atribuídas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Ainda há questões que precisam ser resolvidas, como a gestão de recursos, agora feita em conjunto com o NIC.br. Há um volume acumulado de R$ 100 milhões a ser liberado segundo as regras da Fapesp.

O núcleo contabilizará os novos aportes, segundo o conselheiro do CGI, Demi Getschko.

O Comitê Gestor completou dez anos de atividades ontem. O número de servidores que operam sob ".br" chegou a 4 milhões, 1% da base mundial, colocando o Brasil no nono lugar do ranking de hosts. Há 768 mil domínios registrados hoje no País, informou Glaser.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Ana Carolina Saito)