/// dezembro 2017

Eventos apoiados pelo NIC.BR 2017


ABR
19

Práticas Culturais e as novas tecnologias: desafios para produção de indicadores

As transformações tecnológicas, com mudanças no consumo cultural
e fortalecimento de grandes corporações do campo do digital, se tornam desafios para a produção de indicadores na área das práticas de cultura. As pesquisas que se voltam para o estudo do consumo cultural têm pouco a pouco incorporado as tecnologias de comunicação e informação em suas discussões, mas esses recursos digitais ainda aparecem mais como formas alternativas de práticas tradicionais do que como novos hábitos culturais em si. 

É o que ocorre, por exemplo, com o quadro referencial teórico metodológico proposto pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para medições comparáveis entre os países, em 2009. 

Neste workshop, o objetivo é que pesquisadores da área de consumo cultural troquem experiências e debatam sobre essa mudança de paradigma, identificando problemas, abrindo discussões e sugerindo novos modelos de medição. 

No Brasil, tendo em vista que o panorama de investigação quantitativa em âmbito nacional sobre TIC e práticas culturais é carente de estudos, o Cetic.br deu início em 2015 à pesquisa TIC Cultura. O projeto tem como objetivo investigar o consumo de bens culturais e sua relação com as TIC, compreendendo como o acesso às tecnologias de informação e comunicação e os usos que se fazem delas modificam práticas culturais da
população brasileira.

eventos que apoiamos onde: Centro de Pesquisa e Formação - SESC - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo/SP
quando: 19 de abril de 2017
» Copiar para minha agenda
» mais informações
Estarão presentes neste evento:

Alexandre Barbosa (Cetic.br / NIC.br)